Hortêncio Langa, ícone da música moçambicana, morreu na manhã desta segunda feira na cidade de Maputo.

O conceituado cantor e compositor estava internado no hospital da Polana Caniço, onde tratava de uma grave infeção pulmonar causada pelo novo coronavírus.

Com a perda do músico de 70 anos, a música moçambicana está de luto, sendo que esta é uma perda que deixa um enorme vazio na cultura e sociedade moçambicana no geral.

Hortêncio Langa nasceu a 23 de março de 1951 em Manjacaze,  província de Gaza, e começou a mostrar o seu talento aos 4 anos. Começou por tocar gaita e as suas primeiras gravações foram com seus amigos destacando-se, Muhive como uma de suas primeiras músicas.

O seu interesse pela música começou em tenra idade, em Gaza, onde nasceu, influenciado, entre outros, pelos Beatles, Rolling Stones, Elvis Presley ou Luís Gonzaga. Os seus irmãos mais novos seguiram também a música. Pedro Langa, integrou o Ghorwane; e Milagre Langa, o Grupo RM.

Nos primeiros anos de independência de Moçambique, Hortêncio Langa destacou-se pela participação na trilogia Amanhecer. Em 1980, na companhia de Arão Litsuri e João Cabaço gravou um disco “ao vivo” no festival de Neubrandenburg, na antiga República Democrática da Alemanha, que marcou uma era.

Igualmente na década de 1980, Hortêncio Langa fundou o icónico grupo local Alambique, cuja música tem marcas de marrabenta, jazz blues ou rock. A sua base inicial integrava Arão Litsure, Celso Paco, Childo Tomás e Aderito Gomate.

Com uma vasta produção a solo abordando problemas do quotidiano moçambicano e amor, Hortêncio Langa explorou também as artes plásticas e a literatura– escreveu Magoda e Luzes de Encantamento.

Por muitos anos, foi secretário-geral da Associaçāo de Músicos Moçambicanos.

Hortêncio Langa deixa viúva e quatro filhos, três deles também músico, Xixel, Texito e Dário.

Em nome da equipe do portal @MusicaBoa.Net endereçamos as nossas sentidas condolências a família enlutada, a música moçambicana perdeu um maestro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *