Festival Maningue (MindTigallo) ( Artistas Em Palco , Dia 29 De Julho ) [ 2K17 ]

 

 

MindTigallo

MindTigallo, é o nome artístico de Ivan Paulo Goba, nascido em Maputo, em 1995. MindTigallo  nasceu e cresceu no bairro da Polana Cimento A, na capital Moçambicana, Maputo lá teve uma infância como a de outras crianças do seu bairro, futebol, videojogos, e escola. Filho de um casal amante de música, seu pai Chico Manuel Goba (já falecido) era Eng. Electrotécnico de profissão e sua mãe Suzana Paulo Zenda é Psicóloga e Pedagoga. Desde cedo ele esteve em contacto com a música em festas, sentadas familiares e até em actividades na escolinha. No inicio da década de 2000 ele vê-se rodeado de um ritmo mais envolvente (Hip-Hop) por influência dos seus dois irmãos mais velhos, Nilton Mubusso (Verbos, que integrou o agrupamento 911, fazedores de rap Underground alternativo) e Edson Goba (Eddy MC, produtor e Manager musical) . Inicialmente foi de encontro a grupos mais undergorunds como Wu-Tang, Mobb Deep, MOP, Busta Rhymes.

Foi crescendo e já sabia distinguir e escolher o que gostava de ouvir nas músicas rap, tanto que se deixou embalar por nomes como 50 Cent, Nelly, T.I, Ja Rule, Mike Jones, Lil Wayne, Ludacriss, Bow Wow, Birdman, 360 Graus, Trio Fam, Young Sixties, M18, C-Dub e outros. Foi precisamente em 2005 com apenas 10 anos que juntamente com seus amigos de infância une forças e formam o grupo BVMG com apoio do seu irmão Eddy MC e seu primo Rolex agora Roley , o ano foi marcado por gravações caseiras e actuações em carnavais e outros eventos escolares. Em 2006 entram em estúdio e gravam o som Para Ficar produzido por ele e seus colegas do grupo (Young D,Mad B, G Man e Mr. Muffin). Em 2007 o grupo grava o som que os tornou o centro das atenções no chamados Teen Rappers intitulado Na PCA Tu Não Entras  com a participação do Rolex e Lírico este som tornou-se um hino no seu bairro, bem como nas escolas onde actuavam e o mesmo som fez com que eles fizessem parte no ano seguinte do show da Magnezia, nas tardes do Clube dos Empresários, onde foram os mais novos em palco, nesta altura o agrupamento contava com mais 2 membros (Yero –M e Lil’ Steezy). Durante o mesmo período MindTigallo começou a ter aulas de piano e canto Escola Nacional de Música. Dai em diante o grupo seguiu, fazendo parte de shows e participando na mixtape de estreia do Rapper Rolex, Mundial de Rimas.

No ano de 2010 o grupo assina para editora independente MX Records, através do selo Press Play Music Group. No ano de 2012 o grupo lança a sua mixtape de estreia Bang Bang Mixtape onde MindTigallo explorou a sua capacidade de skills e flows. Dessa Mixtape resultaram dois videoclipes que passaram em Tv’s nacionais e fazendo com que o grupo ganhassem mais atenção do público . Em 2014 o grupo desfez-se e cada um seguiu o seu caminho e MindTigallo começou algo que chamaríamos de novo começo, uma carreira a solo, onde contou com ajuda do seu agente e irmão Eddy  MC, sendo que lançou vários sons Ballin Like Canivete, Work Hard, Ni LaVa Wena e Mutola. Em 2016 cessa o seu contracto com a MX Records, e passa a trabalhar apenas com a Press Play Music Group, e nesse mesmo ano revela as suas habilidades na arte de produção musical passando a fazer as próprias instrumentais. O seu trabalho nesse ano foi intitulado Wifey um género diferente do habitual, uma mistura de Afro Pop/ Dance Hall/Hip-Hop que ele chama de African New Wave. A música foi assunto de debate em algumas esquinas bem como algumas rádios que passaram o som, bem como as pessoas que receberam bem o som e ficar perplexos com a habilidade do artista.

Este ano lançou em Maio o seu novo som intitulado Don’t Cry um som que está disponível para download por meio de um serviço de sms. A mesma música levou o artista a entrar em conversações com a gravadora Nigeriana Plugg Records, para um possível contracto com gravadora. E neste contexto a música está sendo distribuída no território Nigeriano pela  Plugg Records. Além de cantor, produtor, MindTigallo é estilista e fashionista, sendo que criou uma linha de roupa chamada Nkosi Wear , ele estará a sua performance no dia 29 de Julho no evento #FESTIVALMANINGUE e estão todos convidados neste Festival

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *